quinta-feira, 7 de julho de 2016

USP vai reservar 20% de suas vagas para ingressos via Enem

Trata-se, segundo reportagem da Folha de S.Paulo disponível no link abaixo, do maior avanço já feito para aumentar a inclusão na universidade. A medida ainda beneficia negros, pardos e indígenas, desde que tenham estudado na rede pública.

Quem tentar o ingresso na USP via Fuvest também poderá se beneficiar do Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP).

O candidato que cursou integralmente o ensino médio na rede pública ganha bônus de 12% em sua nota, pelo Inclusp. Aquele que cursou, além do ensino médio, o ensino fundamental na rede pública recebe 15% de bônus em sua nota. E se o candidato for negro, pardo ou indígena poderá acrescer mais 5% de bônus aos percentuais anteriores, que se aplicam à nota da primeira fase e à nota final obtida na Fuvest.

É importante salientar que você poderá tentar o seu ingresso na USP, simultaneamente, pelos dois caminhos: Fuvest e Enem. Aproveite estas oportunidades para estudar na universidade de maior prestígio da América Latina e, também, quando comparada às universidades ibéricas (portuguesas e espanholas).

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/07/1789291-usp-vai-usar-enem-para-20-das-vagas.shtml

sábado, 2 de julho de 2016

Confira todos os temas de redação já cobrados no Enem e os temas de redação da Fuvest desde 2000

Os temas de redação cobrados nos vestibulares sempre abordam questões presentes na sociedade.

Nos dois links ao final deste post, disponibilizo a vocês todos os temas de redação já cobrados no Enem e os temas de redação cobrados na segunda fase da Fuvest desde o ano 2000.

Violência contra a mulher, publicidade infantil, consumismo, comunicação de massa, cidadania, liberdade de expressão, direito ao voto, discriminação/preconceito, intolerância, imigração, diversidade, mundo do trabalho e processos de socialização foram alguns dos temas cobrados nesses vestibulares.

Sendo assim, a Sociologia e as reflexões que construímos, conjuntamente, em sala de aula, ao longo das três séries do ensino médio, podem ajudá-lo (la) muito no desenvolvimento de sua redação.

Dominar conceitos como senso comum, olhar sociológico, desnaturalização, etnocentrismo, relativismo cultural (Franz Boas), determinismo geográfico, determinismo biológico, classes sociais (Karl Marx, Max Weber e Pierre Bourdieu), estrangeiro (Georg Simmel), "estabelecidos e outsiders" (Norbert Elias), hegemonia (Antonio Gramsci), indústria cultural (Theodor Adorno), dominação simbólica (Pierre Bourdieu), solidariedades orgânica e mecânica (Émile Durkheim), representações sociais (Erving Goffman), mais-valia e trabalho alienado (Karl Marx), monopólio da violência física legítima (Max Weber), entre outros tantos (e todos amplamente discutidos em sala de aula), podem ser uma mão na roda para você estruturar conceitualmente os seus argumentos, quando for preparar a sua redação.

Faça uma boa varredura neste blog e encontre conteúdos específicos sobre todos estes conceitos.

Uma boa redação pode ser a diferença entre passar no vestibular ou amargar mais um ano de cursinho.

Boa leitura dos links abaixo e bons estudos!

http://guiadoestudante.abril.com.br/fotos/veja-todos-temas-redacao-ja-cairam-enem-690408.shtml#0

http://vestibular.uol.com.br/album/2013/09/20/confira-os-ultimos-temas-de-redacao-cobrados-na-fuvest.htm#fotoNav=16