sábado, 26 de novembro de 2016

Saiba o que você pode e o que não pode levar para fazer a prova da Fuvest

No link abaixo, vocês conferem o que é permitido e o que é proibido levar na primeira fase da Fuvest, o vestibular que dá acesso aos cursos da USP e de Medicina da Santa Casa.

Particularmente aos estudantes do Narbal que vão prestar a Fuvest neste dia 27/11 e aos ex-estudantes que concluíram o ensino médio no ano passado e dedicaram 2016 à preparação em cursinhos pré-vestibulares para ter um bom desempenho na Fuvest deste ano, minhas energias positivas estão com vocês! Força na peruca!

http://g1.globo.com/educacao/noticia/veja-o-que-pode-levar-e-o-que-e-proibido-na-primeira-fase-da-fuvest.ghtml

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Simulado on-line e gratuito para a 1ª fase da Fuvest

A exemplo do que aconteceu com o Enem, o jornal Folha de S.Paulo e a empresa de tecnologia educacional Adaptativa estão realizando um simulado on-line e gratuito para a 1ª fase da Fuvest.

O link para participar (veja abaixo) está disponível desde o dia 6 de novembro e permanecerá acessível até o dia 27 de novembro.

A primeira fase da Fuvest ocorrerá em 27 de novembro.

Participe do simulado!

http://www.adaptativa.com.br/simuladofolha-fuvest/2016

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Intolerância: o tema do trabalho a ser entregue pelos alunos do 1ºB até o dia 25/11

O tema intolerância tem estado muito em evidência em nossas discussões cotidianas. Nos últimos dias, por exemplo, a intolerância foi muito debatida por causa do tema da redação do Enem ("Intolerância religiosa no Brasil") e da eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos.

Trump é um empresário e político que, em suas falas, tem sido muito preconceituoso contra os imigrantes (os oriundos do México, particularmente), os muçulmanos e as mulheres (sobre o presidente eleito pesam denúncias de assédio sexual e violência simbólica contra mulheres).

Em sala de aula, ao discutir o tema cultura, temos abordado longamente o etnocentrismo, o relativismo cultural, o determinismo geográfico e o determinismo biológico.

Sendo assim, você deverá produzir uma dissertação sobre o tema "Intolerância" e entregá-la até o dia 25/11/16 (Dia do Ensaio Geral para a Feira Cultural).

Aborde o tema intolerância (preconceito e discriminação) sob os aspectos da cultura/religião, raça, gênero e classe social.

Procure utilizar os conceitos que estudamos em sala de aula para desenvolver os seus argumentos.

O seu texto deverá ser individual, manuscrito e ter, no mínimo, quatro páginas completamente escritas, sem considerar a capa e as referências bibliográficas.

Será atribuída nota zero aos textos copiados de colegas ou da internet.

A seguir, coloco alguns links com conteúdos que você poderá pesquisar para inspirar a produção da atividade.  Lembre-se de, ao final, mencionar qual foi a bibliografia utilizada.

Sobre intolerância religiosa:
http://pre.univesp.br/preconceito-religioso#.WCZcurIrLIU

Sobre xenofobia e refugiados:
http://www.acnur.org/portugues/

Sobre estudos de gênero:
http://www.observatoriodegenero.gov.br/

http://www.onumulheres.org.br/

http://www.pagu.unicamp.br/pt-br/cadernos-pagu

Sobre raça:
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/03/14/politicas-de-igualdade-racial-fracassaram-no-brasil-afirma-onu.htm

https://www.usp.br/revistausp/68/SUMARIO-68.htm

Sobre preconceito de classe:
http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/preconceito-classe-social.htm

Bom trabalho!


Orientações para o trabalho a ser entregue pelos alunos do 2ºB (período da tarde), até o dia 25/11

Leia o refrão da canção "Mulher não manda em homem", do Grupo Vou pro Sereno, e, em seguida, veja as orientações para a atividade que você deverá produzir:

"Com tanta roupa suja em casa
Você vive atrás de mim
Mulher foi feita para o tanque
Homem para o botequim [...]" 


Desenvolva uma dissertação sobre o tema "O machismo e a violência contra a mulher no Brasil", para entrega até o dia 25/11/16 (Dia do Ensaio Geral para a Feira Cultural).

O seu texto deverá pesquisar e refletir sobre os seguintes pontos:

- quais são os tipos de violência que atingem diariamente boa parte das mulheres em nossa sociedade?

- estatísticas de violência praticadas contra a mulher (lesões corporais, taxas de homicídio, estupros, assédio sexual, etc.)

- Lei Maria da Penha

- o discurso machista persistente em nossa sociedade. O que existe por trás de frases como "Lugar de mulher é na cozinha", "Mulher no volante, perigo constante", "Vá pilotar fogão". Os papeis sociais que muitas vezes são atribuídos a mulheres e homens na nossa sociedade são determinados pela natureza ou construídos socialmente?

- o que é preciso fazer para acabar com o preconceito e a discriminação?

A sua dissertação deverá ser individual, manuscrita e ter, no mínimo, 4 páginas inteiras de caderno escritas, sem contar a capa e as referências bibliográficas.

Aos textos copiados da internet ou de colegas será atribuída nota zero.

Você poderá pesquisar dados sobre o assunto nos seguintes sites, entre outros, mas mencione as referências bibliográficas ao final:

http://teen.ibge.gov.br/noticias-teen/2822-violencia-contra-mulher

http://nevusp.org/blog/2005/08/09/violencia-contra-as-mulheres-e-violencia-de-genero-notas-sobre-estudos-feministas-no-brasil/

http://www.observatoriodegenero.gov.br/

http://www.onumulheres.org.br/

Bom trabalho!

sábado, 5 de novembro de 2016

Resenha do livro "Mozart, sociologia de um gênio", do sociólogo Norbert Elias, para auxiliar os alunos do 8ºB na Feira Cultural

Conforme prometido em sala de aula, vocês poderão acessar por meio do link abaixo uma resenha de quatro páginas, produzida por mim, sobre o livro "Mozart, sociologia de um gênio", cujo autor, Norbert Elias, é seguramente um dos mais importantes sociólogos do século 20.

Compartilho este conteúdo com os alunos do 8ºB, para ajudá-los nos estudos que estão realizando para a produção da exposição da turma sobre Mozart, na Feira Cultural da escola.

A essência do livro é mostrar que as dificuldades enfrentadas por Mozart podem ser explicadas por meio da análise das relações sociais existentes na sua época. Dificuldades que não foram enfrentadas por Beethoven, algumas décadas depois, justamente porque essas configurações sociais haviam se transformado.

Ressalto que podemos debater mais o assunto em nossas oficinas, sempre que vocês quiserem. Coloco-me inteiramente à disposição não apenas do 8ºB, mas de todas as turmas que participam da feira, para debatermos sobre os seus respectivos temas.

Boa leitura e bom estudo.

https://www.dropbox.com/s/iyprgruubtl6ylu/Texto%20sobre%20Mozart%20%28para%208o%20B%29.pdf?dl=0

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Conteúdo sobre democracia representativa moderna e formas e sistemas de governos, para o 3ºA e o 3ºB (período diurno)

No link abaixo, coloco à disposição de vocês conteúdo sobre democracia representativa moderna e formas e sistemas de governo, temas que estamos debatendo neste bimestre.

Bom estudo!

https://www.dropbox.com/s/ny8yr6teg391yvn/Democracia.pdf?dl=0