segunda-feira, 2 de março de 2015

Roteiro de entrevista com imigrante/migrante, para os alunos da segunda série do ensino médio

Como desdobramento natural do trabalho pedido anteriormente aos alunos da segunda série do ensino médio, que abordou a temática da diversidade cultural e regional brasileira, solicitei aos estudantes um novo trabalho: uma entrevista com um migrante ou imigrante, preferencialmente (mas não obrigatoriamente) da família. A vantagem de entrevistar alguém da família é que você pode selecionar alguém com quem tenha mais intimidade, uma pessoa que provavelmente ficará mais à vontade para falar detalhadamente sobre o próprio processo de migração/imigração.

E por que o tema "imigrantes/migrantes"? Conforme temos debatido em sala de aula, o imigrante e o migrante contribuem imensamente para aumentar a diversidade cultural em nosso país, especialmente em uma cidade como São Paulo, que tem atraído milhões de pessoas de outras nações e regiões do Brasil desde o final do século 19.

Para realizar a entrevista, você deve usar como base o roteiro presente no caderno do aluno (apostila), nas páginas 22, 23 e 24. São sete questões ao todo:

1) Como se deu a imigração/migração da sua família?

2) O que você sabia da cidade/Estado/país de destino?

3) Há quanto tempo está no lugar (bairro, cidade, país)?

4) Sentiu-se um estrangeiro, uma pessoa de fora, ao chegar? Que situações mais o fizeram se sentir um estrangeiro, uma pessoa de fora?

4b) Ainda se sente um estrangeiro?

5) Já pôde voltar ao seu local de origem, mesmo que apenas de férias? Como foi a sua volta?

6) Já sentiu vontade de voltar definitivamente ao seu local de origem? Se sim, por que resolveu permanecer aqui?

7) Se voltou definitivamente ao local de origem, por que voltou?

Além das sete questões acima, você pode incluir quantas quiser, desde que estejam relacionadas com os assuntos abordados em sala de aula. Deixe a sua criatividade correr solta. Às vezes, uma resposta do entrevistado pode despertar no entrevistador várias outras perguntas.

Alguns exemplos de perguntas que você também poderá fazer:

8) Foi vítima de alguma discriminação ou preconceito quando chegou? Ainda é? Em que situações isso ocorreu ou ainda ocorre?

9) Quais foram as suas maiores dificuldades de adaptação ao novo lugar?

10) Quando chegou aqui, estabeleceu-se sozinho ou procurou morar perto de outros conterrâneos que já haviam chegado aqui antes, para facilitar o processo de adaptação?

11) Quando retornou ao seu local de origem, mesmo que seja apenas de férias, sentiu-se um estrangeiro também lá? Sua readaptação foi fácil?

12) Que hábitos você continua mantendo do seu local de origem e que hábitos daqui você incorporou, desde que chegou?

Enfim, como eu disse, são as próprias respostas do entrevistado que dão pistas para novas perguntas.

Se tiver a possibilidade, grave a entrevista e depois a transcreva para o papel, para não perder nenhum detalhe das respostas do entrevistado.

Bom trabalho!