Alunos do ensino médio do Rômulo Pero, seguem as orientações para os trabalhos que vocês deverão produzir, individualmente, para entrega no mês de agosto, referentes ao componente curricular Sociologia. As orientações estão divididas por série.
1ª série do ensino
médio
O tema a ser trabalhado no 3º bimestre, segundo a proposta
curricular do Estado de São Paulo, é “Cultura: unidade e diferença”.
Sendo assim, para que o aluno já comece a se inteirar sobre
o tema, a produção a ser entregue em agosto será constituída de duas etapas:
1) Leitura de um texto acadêmico com reflexões
sobre o que é relativismo cultural e etnocentrismo (escrito em linguagem
simples) e de uma reportagem publicada em maio de 2015, no site da Folha de
S.Paulo, em que muçulmanos contam como é seguir o islã no Brasil.
2) Após
a leitura, o estudante deverá elaborar, individualmente, conforme as normas da
ABNT, uma resenha crítica com, pelo menos, 5 páginas de desenvolvimento (sem
considerar capa, introdução e conclusão), relacionando os dois textos indicados
acima. A resenha crítica não é apenas um resumo, é um resumo analítico. Além de
apontar os principais pontos apresentados nos textos lidos, o aluno deverá
apresentar uma análise própria sobre eles.
2ª série do ensino
médio
O tema a ser trabalhado no 3º bimestre, segundo a proposta
curricular do Estado de São Paulo, é “Trabalho”.
Sendo assim, para que o aluno já comece a se inteirar sobre
o tema, a produção a ser entregue em agosto será constituída de duas etapas:
1) Leitura
de dois artigos do sociólogo Ricardo Antunes, professor da Unicamp, e um dos
pesquisadores mais renomados na área da Sociologia do Trabalho no país. Embora
as duas produções sejam acadêmicas, Antunes escreve com linguagem clara,
objetiva, acessível, parecida com a jornalística. O primeiro artigo é bastante
curto, não chega a 5 páginas completas, na versão em PDF. Os links dos dois artigos
seguem abaixo:
“A crise, o desemprego e alguns desafios
atuais” (2010)
“Desenhando a nova morfologia do trabalho
no Brasil” (2014)
2) Após
a leitura, o estudante deverá elaborar, individualmente, conforme as normas da ABNT,
uma resenha crítica com, pelo menos, 5 páginas de desenvolvimento (sem
considerar capa, introdução e conclusão), relacionando os dois textos indicados
acima. A resenha crítica não é apenas um resumo, é um resumo analítico. Além de
apontar os principais pontos apresentados por Ricardo Antunes nos artigos
lidos, o aluno deverá apresentar uma análise própria sobre os artigos.
3ª série do ensino médio
O primeiro tema a ser trabalhado no 3º bimestre, segundo a
proposta curricular do Estado de São Paulo, é o “Estado Moderno”.
Sendo
assim, para que já comece a se inteirar sobre o tema, o aluno deverá elaborar,
individualmente, conforme as normas da ABNT, uma dissertação com, pelo menos, 5
páginas de desenvolvimento (sem considerar capa, introdução e conclusão), sobre
o surgimento e desenvolvimento do Estado Moderno no ocidente. O aluno também
deverá, após a produção das 5 páginas, apresentar uma reflexão sobre os
impactos da globalização na configuração dos estados nacionais e na democracia
(não há mínimo de páginas para a produção desta reflexão). Para inspirá-lo a respeito desta reflexão final, o
aluno poderá recorrer ao artigo abaixo:
“Globalização, reforma do Estado e teoria democrática
contemporânea”, da cientista política Eli Diniz, professora-titular da UFRJ.