A atividade é composta por duas partes. A primeira parte constitui-se de um questionário com 4 perguntas, cujas respostas podem ser encontradas nas anotações que vocês fizeram no caderno em sala de aula e, também, no conteúdo que você pode acessar clicando no link disponível ao final deste post.
A segunda parte do trabalho será uma redação com, pelo menos, 20 linhas, em que você descreverá o que é senso comum e o que é olhar científico/sociológico, não se esquecendo de dar vários exemplos para ilustrar a sua reflexão.
Nesta semana, em sala de aula, explicarei novamente a atividade e tirarei todas as dúvidas que eventualmente vocês tiverem.
PARTE 1 - QUESTIONÁRIO
1) Descreva o contexto histórico, político, econômico e social em meio ao qual surgiu a Sociologia.
2) No século 19, os intelectuais que buscavam entender as transformações sociais de sua época assumiram não apenas o papel de analistas da realidade, mas defendiam a intervenção na realidade. Eram intelectuais ativistas, que se dividiram, fundamentalmente, em três perspectivas de pensamento. Quais eram essas perspectivas? Descreva cada uma delas e informe quem foram os principais pensadores de cada uma delas e o que defendiam.
3) Max Weber é considerado um dos três pensadores fundamentais da Sociologia (ao lado de Émile Durkheim e Karl Marx). Descreva alguns pontos que caracterizaram o seu pensamento.
4) No Brasil, a disciplina Sociologia fez parte do currículo do ensino médio em alguns momentos históricos. Em outros, foi sumariamente eliminada do currículo. Explique essas idas e vindas da Sociologia e por que, particularmente durante ditaduras, ela era eliminada do currículo.
PARTE 2 - REDAÇÃO
Escreva uma redação com, pelo menos, 20 linhas, explicando o que é senso comum e o que é olhar sociológico. Você deverá, também, dar exemplos de senso comum e refletir por que razão devemos evitar o senso comum quando realizamos análises sobre as coisas presentes na vida.
É isso. Boa semana a todos.