Ao apresentar a Sociologia para os alunos da primeira série do ensino médio (períodos diurno e noturno), disse que a Sociologia é uma ciência, assim como a Química, a Física, a Biologia, a Biomedicina. No entanto, a Sociologia possui uma metodologia de trabalho própria, diferente das metodologias das ciências da natureza mencionadas. Não mistura soluções coloridas e não usa tubos de ensaio, por exemplo. Faz entrevistas e observações de campo, para citar algumas de suas abordagens.
Afirmei, ainda, que a Sociologia é uma ciência que estuda fenômenos sociais, a partir de causas igualmente sociais. Para ilustrar a minha fala, mencionei que, ao estudar a violência, a Sociologia não a explica a partir de razões supostamente individuais (má índole do criminoso, por exemplo), mas de estruturais: o aumento do desemprego pode aumentar os índices de violência? A ineficácia na aplicação das leis pelo Estado pode levar ao aumento da violência?
Por fim, comentei que a Sociologia pode se debruçar sobre tudo o que está presente na sociedade: o mundo do trabalho, a violência, a cultura, a educação, a democracia, a religião, o movimento punk, as torcidas organizadas, etc.
Uma boa definição para a Sociologia é aquela elaborada por um dos sociólogos mais importantes da segunda metade do século 20, o francês Pierre Bourdieu. De acordo com Bourdieu, a Sociologia procura compreender por que os integrantes de determinado grupo social que está sendo estudado sentem como sentem, pensam como pensam, agem como agem.
A seguir, disponibilizo a vocês um artigo muito interessante, publicado em 1978, por um dos sociólogos brasileiros contemporâneos mais importantes: o professor da Universidade de São Paulo (USP) Sérgio Miceli. À época professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Miceli analisou a torcida organizada Gaviões da Fiel, durante viagem da mesma para Porto Alegre. Na ocasião, o Corinthians tinha a missão de enfrentar o Inter pela final do Brasileirão de 1976, disputa vencida pelos colorados, que ficaram com o título. Boa leitura!
http://www.scielo.br/pdf/rae/v18n2/v18n2a07.pdf