No primeiro bimestre deste ano, em nossas oficinas, temos discutido o tema cidadania e seus dois alicerces fundamentais: os direitos e os deveres.
Nas aulas iniciais, lemos e debatemos longamente textos sobre os deveres do cidadão. Especialmente, sobre como a violação às regras prejudica o acesso dos demais à cidadania. Chamamos, inclusive, de corrupções essas violações às regras.
Em nossas oficinas, falamos das grandes corrupções, que vivem sendo noticiadas nos jornais (desvios de verbas, superfaturamento de obras), e das pequenas, tão presentes na vida cotidiana das pessoas que muitas vezes as consideramos até naturais: ultrapassar os demais carros pelo acostamento em dias de congestionamento, estacionar na vaga dos idosos sem ser idoso, falsificar carteirinha de estudante para pagar meia-entrada no cinema, fazer gato na TV a cabo, trazer equipamentos eletrônicos escondidos quando se viaja para o exterior para não pagar impostos, colar na prova, jogar lixo na rua, furar fila, etc.
Na sequência, começamos a falar de direitos. O texto disponibilizado a vocês por meio do link abaixo foi lido e discutido em sala de aula e extraído do Portal do Governo Federal. Nada mais é do que uma síntese do que está presente em nossa Constituição.
Para o provão da próxima semana, é fundamental reler o texto abaixo e, também, todos aqueles sobre as corrupções que eu já havia postado neste blog anteriormente.
Boa leitura e bom estudo!
https://www.dropbox.com/s/353hmabz1y0xoql/Direitos%20e%20deveres%20do%20cidad%C3%A3o.doc?dl=0