Seguem as orientações para o primeiro trabalho deste segundo bimestre. Finalizando nossos estudos sobre a diversidade cultural existente no Brasil, você deverá conduzir uma entrevista com um migrante ou imigrante. Conforme debatemos em sala de aula, o imigrante e o migrante contribuem imensamente para aumentar a diversidade cultural em nosso país. Isso é notável na cidade em que vivemos, São Paulo, lugar que tem atraído milhões de pessoas de outras nações e regiões do Brasil desde o final do século 19.
Você deverá realizar a sua entrevista preferencialmente (mas não obrigatoriamente) com alguém conhecido (familiar, amigo, colega). A vantagem de entrevistar alguém conhecido é que você poderá selecionar uma pessoa com quem tenha mais intimidade e que, provavelmente, ficará mais à vontade para falar detalhadamente sobre o próprio processo de imigração/migração e sobre como foi a adaptação por aqui.
No contexto do que discutimos e aprendemos desde o início do ano, a entrevista tenderá a ser mais interessante quanto mais elementos da lógica "estabelecidos e outsiders" (Norbert Elias) estiverem presentes no relato do entrevistado, assim como elementos da noção de "estrangeiro", para Georg Simmel.
No contexto do que discutimos e aprendemos desde o início do ano, a entrevista tenderá a ser mais interessante quanto mais elementos da lógica "estabelecidos e outsiders" (Norbert Elias) estiverem presentes no relato do entrevistado, assim como elementos da noção de "estrangeiro", para Georg Simmel.
Para realizar a entrevista, você deverá usar como base o seguinte roteiro:
1) Como se deu a sua imigração/migração? Por que resolveu deixar a terra natal?
2) Veio sozinho ou veio com a família?
3) O que você sabia da cidade (ou Estado ou país) para a qual se dirigia?
4) Há quanto tempo está no bairro (ou cidade) para o qual se dirigiu?
5) Sentiu-se um estrangeiro, uma pessoa de fora, ao chegar? Que situações mais o fizeram se sentir um estrangeiro, uma pessoa de fora?
6) Ainda se sente um estrangeiro?
7) Já pôde voltar ao seu local de origem, mesmo que apenas de férias? Como foi a sua volta?
8) Já sentiu vontade de voltar definitivamente ao seu local de origem? Se sim, por que resolveu permanecer aqui?
9) Se voltou definitivamente ao local de origem, por que voltou?
10) Foi vítima de alguma discriminação, preconceito ou violência quando chegou? Ainda é? Em que situações isso ocorreu ou ainda ocorre?
11) Quais foram as suas maiores dificuldades de adaptação ao novo lugar?
12) Quando chegou aqui, estabeleceu-se sozinho ou procurou morar perto de outros conterrâneos que já haviam chegado aqui antes, para facilitar o processo de adaptação?
13) Quando retornou ao seu local de origem, mesmo que seja apenas de férias, sentiu-se um estrangeiro também lá? Sua readaptação foi fácil?
14) Que hábitos você continua mantendo do seu local de origem e que hábitos daqui você incorporou, desde que chegou?
Além das 14 questões acima, você pode incluir quantas quiser, desde que estejam relacionadas com os assuntos abordados em sala de aula. Deixe a sua criatividade correr solta. Às vezes, uma resposta do entrevistado pode despertar no entrevistador várias outras questões. Peça sempre que o seu entrevistado se aprofunde nas respostas. Frequentemente, as pessoas limitam-se a responder "sim" ou "não" às perguntas. Incentive, portanto, o seu entrevistado a desenvolver mais as suas respostas.
Se tiver a possibilidade, grave a entrevista e depois a transcreva para o papel, para não perder nenhum detalhe das respostas do entrevistado.
A entrevista que você entregará ao professor poderá ser manuscrita ou digitada e o seu trabalho será individual. Lembre-se de escrever uma introdução que apresente o entrevistado, qual a sua vinculação com ele (familiar, amigo, vizinho, alguém indicado por um conhecido, etc.), o local da entrevista e a data de sua realização. O seu trabalho deverá ser entregue ao professor na seguinte data:
2ºA (manhã): 17/5
2ºB (tarde): 17/5
2ºTA (noite): 25/5
2ºTB (noite): 25/5Serão atribuídas notas zero a trabalhos copiados de colegas ou da internet.
Bom trabalho!