Disponibilizo a vocês três links sobre os temas que temos discutido em sala de aula desde o início deste terceiro bimestre.
No primeiro link, um texto com explicações sobre o que é etnocentrismo, relativismo cultural e alteridade, elaborado pela Universidade Paulista (Unip) para os seus alunos. Como o texto foi desenvolvido em uma linguagem bastante simples e acessível, estou convencido de que ele poderá ser útil a vocês em seus estudos sobre o assunto.
Acessando o segundo e terceiro links, vocês terão a oportunidade de reler dois conteúdos trabalhados em sala de aula: "Funeral celeste", texto escrito por Camila Appel para seu blog "Morte sem tabu", do jornal Folha de S.Paulo, em que a autora narra o impactante ritual fúnebre praticado no Tibete, e um outro texto com breves explicações de como outras culturas lidam com a morte e praticam seus funerais.
A proposta, ao lermos e discutirmos estes textos em sala de aula, foi de mostrar como tendemos a adotar o etnocentrismo quando nos deparamos com hábitos, costumes, rituais que são muito diferentes dos praticados em nossa cultura. Por isso, a necessidade de a todo instante refletirmos sobre as classificações que realizamos em relação a outros povos e sociedades. Não existem culturas melhores ou piores, superiores ou inferiores. Existem, na verdade, culturas diferentes das nossas.
Boa leitura e bom estudo!
https://www.dropbox.com/s/gxcadjzo1dfs3kv/Etnocentrismo%20e%20relativismo%20cultural.pdf?dl=0
https://www.dropbox.com/s/lxz5p6m0uflrl3i/Funeral%20celeste.doc?dl=0
https://www.dropbox.com/s/pwgsctu7wak6g8e/Rituais%20da%20morte%20em%20diferentes%20culturas%20e%20pa%C3%ADses.doc?dl=0