sábado, 23 de fevereiro de 2019

Orientações sobre a atividade relacionada ao documentário "Pro dia nascer feliz", para os alunos das turmas 2ºA e 2ºB, do período diurno

Na sala de informática da escola, assistimos ao documentário "Pro dia nascer feliz" (João Jardim, Globo Filmes/Tambellini Filmes/Fogo Azul, Brasil, 2007), atividade pedagógica inserida em nossas discussões sobre a desigualdade social no Brasil, muito motivada, entre outros fatores, pela desigualdade de acesso à educação.

Em 11 de março de 2019 (alunos do 2ºA) e 19 de março de 2019 (alunos do 2ºB), você deverá me entregar uma dissertação, que contemple os seguintes pontos:

- Imagine uma continuidade do documentário "Pro dia nascer feliz".

- Você foi escolhido para falar sobre a sua trajetória escolar e sobre as escolas nas quais estudou ao longo da vida.

- Na sua análise, o que distancia e o que aproxima as escolas onde estudou das realidades das escolas públicas e da escola privada apresentadas no documentário?

- Que situações observadas no filme são muito presentes ou muito distantes da realidade vivenciada por você nas escolas em que estudou ou estuda?

- Você considera ter pleno acesso às oportunidades de educação presentes em nossa sociedade?

- Qual o significado da escola e da educação para você?

Seu texto deverá ser produzido individualmente, deverá ser manuscrito e ter, no mínimo, 70 linhasÉ obrigatório entregar a atividade com capa.

Notas zero serão atribuídas às produções copiadas de colegas ou da internet.

Bom trabalho!


Datas de entrega:

2ºA: 11/3/19

2ºB: 19/3/19


Para assistir novamente ao filme, acesse o link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=nvsbb6XHu_I

Sabia que a Valéria, aquela estudante de Manari, sertão de Pernambuco, que adorava literatura e escrevia poemas, mudou-se para Recife, formou-se em jornalismo, trabalha na área de mídia e educação e, em 2015, era tutora para educação à distância, em uma plataforma digital do Governo do Estado de Pernambuco? Valéria também estava dirigindo um filme sobre o olhar que os habitantes de Manari têm sobre a sua própria cidade. Veja três entrevistas realizadas com ela posteriormente ao documentário "Pro dia nascer feliz". Valéria Pereira Fagundes, hoje com 31 anos (tinha 17 quando apareceu no filme), realmente é uma inspiração para todos nós e sua vida comprova que a educação é o melhor meio para viabilizar os nossos sonhos:

https://www.youtube.com/watch?v=_4WaQF_D6Jw

https://www.youtube.com/watch?v=a2-WxBe9Rh4

https://www.youtube.com/watch?v=XfegpTbM3K4