domingo, 20 de março de 2016

Leia reportagem com os estudantes que tiraram a nota máxima (1.000) na redação do último Enem

O link localizado no final deste post traz uma reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo com os estudantes que tiraram nota máxima (1.000) no último Enem.

Tradicionalmente, os temas das redações do Enem abordam problemas sociais e, na prova de 2015, a proposta era que o candidato refletisse sobre a violência contra a mulher.

As redações dos estudantes que obtiveram a nota máxima apresentam alguns pontos em comum: bom domínio das regras ortográficas e gramaticais da língua portuguesa, textos em linha com o tema proposto, clareza nas argumentações e boa articulação de ideias discutidas ao longo do ensino médio nas diferentes disciplinas que compõem a grade curricular.

Em Sociologia, por exemplo, trabalhamos algumas ideias e conceitos que nos ajudam a refletir com mais profundidade sobre diversas questões presentes em nossa sociedade. Senso comum, olhar científico/sociológico, estranhamento, desnaturalização, etnocentrismo, relativismo cultural, aculturação, assimilação, a figura do estrangeiro (segundo Georg Simmel), "os estabelecidos e os outsiders" (Norbert Elias) são noções, entre outras, que nos ajudam a pensar questões como violência, preconceito, discriminação, desigualdade, poder, etc. Dominar estes conceitos pode, portanto, ajudar você a desenvolver boas redações no Enem ou na Fuvest.

Para finalizar, destaco outro ponto na reportagem. Todos os candidatos entrevistados desenvolveram uma disciplina para conduzir os seus estudos preparatórios para o vestibular. Além das horas dedicadas à escola e, em alguns casos, ao cursinho, todos eles reservavam uma quantidade diária de horas para estudar em casa, inclusive nos finais de semana.

É isso. Boa leitura.

http://temas.folha.uol.com.br/enem-nota-mil/introducao/estudantes-nota-mil-mostram-engajamento-e-repertorio-cultural.shtml