terça-feira, 6 de março de 2018

Orientações sobre a atividade relacionada ao documentário "Pro dia nascer feliz", para os alunos das turmas 2ºA e 2ºB, do período diurno

Na sala de informática da escola, assistimos ao documentário "Pro dia nascer feliz" (João Jardim, Globo Filmes/Tambellini Filmes/Fogo Azul, Brasil, 2007), atividade pedagógica inserida em nossas discussões sobre a desigualdade social no Brasil.

Em 20 de março de 2018 (alunos do 2ºB) ou 21 de março de 2018 (alunos do 2ºA), você deverá me entregar uma dissertação, que contemple os seguintes pontos:

- Imagine uma continuidade do documentário "Pro dia nascer feliz".

- Você foi escolhido para falar sobre a sua trajetória escolar e sobre as escolas nas quais estudou ao longo da vida.

- Na sua análise, o que distancia e o que aproxima as escolas onde estudou das realidades das escolas públicas e da escola privada apresentadas no documentário?

- Que situações observadas no filme são muito presentes ou muito distantes da realidade vivenciada por você nas escolas em que estudou ou estuda?

- Você considera ter pleno acesso às oportunidades de educação presentes em nossa sociedade?

- Qual o significado da escola e da educação para você?

Seu texto deverá ser produzido individualmente, deverá ser manuscrito e ter, no mínimo, 60 linhas. É obrigatório entregar a atividade com capa.

Notas zero serão atribuídas às produções copiadas de colegas ou da internet.

Bom trabalho!


Datas de entrega:

2ºA: 21/3/18

2ºB: 20/3/18


Para assistir novamente ao filme, acesse o link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=nvsbb6XHu_I

Sabia que a Valéria, aquela estudante de Manari, sertão de Pernambuco, que adorava literatura e escrevia poemas, mudou-se para Recife, formou-se em jornalismo, trabalha na área de mídia e educação e, em 2015, era tutora para educação à distância, em uma plataforma digital do Governo do Estado de Pernambuco? Valéria também estava dirigindo um filme sobre o olhar que os habitantes de Manari têm sobre a sua própria cidade. Veja três entrevistas realizadas com ela posteriormente ao documentário "Pro dia nascer feliz". Valéria Pereira Fagundes, hoje com 30 anos (tinha 17 quando apareceu no filme), realmente é uma inspiração para todos nós e sua vida comprova que a educação é o melhor meio para viabilizar os nossos sonhos:

https://www.youtube.com/watch?v=_4WaQF_D6Jw

https://www.youtube.com/watch?v=a2-WxBe9Rh4

https://www.youtube.com/watch?v=XfegpTbM3K4