terça-feira, 22 de maio de 2018

Aos alunos do 2ºA e 2ºB (diurno): orientações para a atividade relacionada ao filme "Samba"

Na sala de leitura da escola, assistimos ao filme "Samba" (Eric Toledano/Olivier Nakache, Gaumont, França, 2014, 118 minutos).

A exibição do filme teve o propósito pedagógico de conectar as noções de "estrangeiro" (Georg Simmel) e "estabelecidos e outsiders" (Norbert Elias), com a de cultura, especialmente a de cultura-alma coletiva (Félix Guattari).

O filme mostra, em algumas passagens com humor, as dificuldades de um imigrante clandestino senegalês, chamado “Samba", em sua busca por melhores oportunidades de vida na França.

Samba, no entanto, depara-se com a dificuldade para encontrar empregos, quase sempre precários, mal remunerados e de curta duração. Além disso, a todo instante precisa fugir dos órgãos de fiscalização do governo francês, que age para deportar os clandestinos, e vivencia situações de “desencaixe” cultural na sociedade francesa, já que é um “de fora” (outsider).

Sendo assim, escreva um texto com, no mínimo, 50 linhas, no qual você deverá analisar o filme ‘Samba’, a partir das já mencionadas ideias de cultura-alma coletiva (Félix Guattari), estrangeiro (Georg Simmel) e “Os estabelecidos e os outsiders” (Norbert Elias).

Em sua análise, em que passagens e cenas conseguimos conectar o filme assistido com os conceitos estudados em sala de aula?


Seu texto deverá ser produzido individualmente, terá de ser obrigatoriamente manuscrito e, em hipótese alguma, copiado de colegas ou da internet, sob pena do recebimento de nota zero se isso acontecer. Lembre-se de elaborar uma capa. 

Prazos de entrega:

2ºB: 5/6/18

2ºA: 6/6/18