Coloco à disposição de vocês dois conteúdos trabalhados em sala de aula ao longo deste bimestre sobre o tema "trabalho", um dos mais importantes para a Sociologia.
Ao acessar o primeiro link, você verá como a ideia de "trabalho" transformou-se ao longo da história. Primeiramente, algo primitivo, quase animalesco, que deveria ser destinado exclusivamente às camadas consideradas rudes da população. Não por acaso, a palavra "trabalho" origina-se de "tripalium", um instrumento medieval de tortura. Posteriormente, após as revoluções burguesas realizadas nos séculos 17 e 18, e a revolução industrial (século 19), a ideia de trabalho começou a se transformar em algo positivo. Trabalhar, ser trabalhador, tornou-se um sinal de nobreza de caráter. A ponto de, nos dias atuais, um dos maiores xingamentos existentes em nossa sociedade se dar pelo uso da palavra "vagabundo".
Finalmente, no segundo link, você relembrará como Durkheim, Marx e Weber pensaram o tema trabalho. Em nossas aulas, vimos que Durkheim afirma que o aprofundamento da Divisão do Trabalho Social, trazido pela industrialização, gera um novo tipo de solidariedade na sociedade, a solidariedade orgânica, o que aumentaria a coesão das pessoas e tornaria a sociedade funcional, algo extremamente positivo para aquele pensador.
Em Marx, o aprofundamento da divisão do trabalho acentuaria a exploração do homem pelo homem. Aprendemos, em sala, as reflexões de Marx sobre trabalho alienado, mais-valia absoluta e mais-valia relativa.
Por fim, Weber, em sua obra clássica "A ética protestante e o espírito do capitalismo", estudou a religião para compreender por que a industrialização e o capitalismo desenvolviam-se mais aceleradamente nos países em que o protestantismo tradicional era a religião predominante.
O estudo dos materiais disponibilizados na sequência vai ajudá-los a desenvolver a atividade que será postada na sequência neste blog.
Boa leitura e bom estudo!
https://www.dropbox.com/s/704v94k0g89cbad/Trabalho%20-%20Aula%202%20e.m.pdf?dl=0
https://www.dropbox.com/s/ctf2xb3wuy5sa07/Divis%C3%A3o%20Social%20do%20Trabalho.pdf?dl=0