domingo, 16 de setembro de 2018

Orientações sobre a atividade relacionada ao filme "A garota ocidental", para os alunos do 2ºA e 2ºB, do período diurno (Filosofia)

Escreva uma análise sobre o filme “A garota ocidental” (Stephan Streker, Daylight Films, Bélgica/França/Luxemburgo/Paquistão, 2016, 97 minutos), assistido na sala de informática da escola, dentro do contexto das reflexões sobre relações de gênero, um dos temas de Filosofia neste bimestre.

A protagonista do filme, Zahira, é uma belga descendente de paquistaneses. Vive, portanto, a tensão entre duas realidades. Por um lado, desfruta das conquistas das mulheres na sociedade em que nasceu e vive (belga), porém é pressionada a seguir alguns dos costumes tradicionais de seus pais.

Na sociedade belga (e, portanto, europeia, ocidental), que direitos a mulher já parece ter conquistado?

Na paquistanesa, o que ainda parece estar longe de conquistar? As restrições impostas a Zahira por sua família são decorrentes do islamismo ou do fato de a sociedade paquistanesa de seus pais ser machista?

Em várias passagens do filme, Zahira tem de tomar decisões extremamente difíceis, sente-se bastante sozinha em todas essas situações e pressionada pelos demais para que decida conforme se espera do papel social que tentam lhe impor.

Na nossa sociedade, a brasileira, em que situações a mulher vivencia situações parecidas? Que direitos a mulher já conquistou e quais ainda faltam ser conquistados, no sentido de se alcançar a plena igualdade em relação aos homens? Como banir da nossa sociedade (e do mundo), a violência contra a mulher? Reflita, também, sobre a tensão entre imposições culturais e livre-arbítrio.

Finalmente, o relativismo cultural deve ser adotado sem limites? Em que situações, temos o dever ético de condenar práticas culturais diferentes das nossas, sem correr o risco de sermos etnocêntricos?

Seu texto deverá ter, no mínimo, 40 linhas, ser individual, manuscrito e não poderá ser copiado nem da internet nem de colegas. Lembre-se de fazer capa.

Prazo de entrega:

2ºA: 24/9/18

2ºB: 26/9/18