terça-feira, 14 de maio de 2019

Aos alunos do 2ºA e 2ºB da EEPAM: orientações para a atividade relacionada ao filme "Samba"

Na sala de informática da escola, assistimos ao filme "Samba" (Eric Toledano/Olivier Nakache, Gaumont, França, 2014, 118 minutos).

A exibição do filme teve o propósito pedagógico de conectar o filme com as noções de "estrangeiro" (Georg Simmel) e "estabelecidos e outsiders" (Norbert Elias), apresentadas em sala de aula.

O filme mostra, em algumas passagens com humor, as dificuldades de um imigrante clandestino senegalês, chamado “Samba", em sua busca por melhores oportunidades de vida na França.

Samba, no entanto, depara-se com a dificuldade para encontrar empregos, quase sempre precários, mal remunerados e de curta duração. Além disso, a todo instante precisa fugir dos órgãos de fiscalização do governo francês, que age para deportar os clandestinos, e vivencia situações de “desencaixe” cultural na sociedade francesa, já que é um “de fora” (outsider).

Sendo assim, escreva um texto com, no mínimo, 35 linhas, no qual você deverá analisar o filme ‘Samba’, a partir das já mencionadas ideias de estrangeiro (Georg Simmel) e “estabelecidos e outsiders” (Norbert Elias).

Em sua análise, em que passagens e cenas conseguimos conectar o filme assistido com os conceitos estudados em sala de aula?


Seu texto deverá ser produzido individualmente, terá de ser obrigatoriamente manuscrito e, em hipótese alguma, copiado de colegas ou da internet, sob pena do recebimento de nota zero se isso acontecer. 

Prazos de entrega:

2ºB: 22/5/19

2ºA: 24/5/19