Com base no documentário "Junho, o mês que abalou o Brasil", assistido na sala de informática da escola, no dia 27 de maio de 2019, desenvolva um texto com, ao menos, 40 linhas, articulando os seguintes pontos:
- Qual a sua análise sobre as manifestações realizadas no Brasil a partir de junho de 2013? (Somente para recapitular, em 2013, elas começaram com a insatisfação diante do reajuste das tarifas do transporte público, mas incorporaram vários outros descontentamentos da população; em 2015 e 2016, tivemos as grandes manifestações pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff; em 2017, ocorreram mobilizações contra as reformas da previdência e trabalhista, incluindo uma greve-geral que paralisou a região metropolitana de São Paulo por um dia; em 2018, aconteceu a greve dos caminhoneiros; em 2019, foram realizadas manifestações contra o corte de verbas na educação, no dia 15/5, e a favor da reforma da previdência e do pacote anticrime do governo, em 26/5).
- Manifestações pacíficas ou violentas? Qual a modalidade mais adequada de expressar o descontentamento da população? Como você avalia a atuação dos black blocs vista no filme assistido?
- Arrancar bandeiras de partidos políticos das mãos de seus militantes, como aconteceu em algumas daquelas manifestações de junho de 2013, é um gesto democrático?
- A repressão da polícia aos manifestantes, vista em várias cenas, é legítima? Em que situações?
- Os partidos políticos continuam sendo indispensáveis para representar os cidadãos nos poderes executivo e legislativo ou seria desejável a participação direta dos cidadãos nas decisões políticas? O monopólio de participação nas eleições deve ficar restrito aos partidos políticos ou poderíamos permitir, também, candidaturas independentes, como acontece nos Estados Unidos, e de movimentos sociais que têm mostrado, nos últimos anos, mais vigor e conexão com a sociedade que os partidos políticos tradicionais? Alguns exemplos dessas organizações são o Movimento Passe Livre (MPL) e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), no campo da esquerda, e o Movimento Brasil Livre e o Vem pra Rua, no campo da direita. Procure articular a sua opinião com o artigo do filósofo Vladimir Safatle, anexado ao final desta postagem. Este foi lido e discutido em classe, nas aulas de dia 20 de maio.
O prazo para entrega da dissertação é:
3ºA: 3/6/19
Seu texto deverá ser individual, manuscrito e, em hipótese alguma, copiado da internet ou de algum colega.
Para assistir novamente ao documentário "Junho, o mês que abalou o Brasil" e ler o texto mencionado anteriormente de Vladimir Safatle, acesse os links a seguir.
Bom trabalho!