Em nossas aulas de Filosofia na semana que passou, nas turmas do ensino médio da tarde, lemos, expliquei e debatemos uma reflexão de Immanuel Kant sobre esclarecimento, menoridade e maioridade.
O texto, que você poderá acessar, reler e estudar para o provão do dia 29/9, faz parte do enunciado da redação da Fuvest de 2017, prova aplicada em janeiro deste ano.
Ao trabalhar com vocês este texto, tinha um objetivo duplo.
Primeiramente, discutirmos essas reflexões enriquecedoras de Kant. Em boa medida, podemos relacionar as ideias de esclarecimento e maioridade com a de autonomia e livre-arbítrio, já discutidas anteriormente. E também podemos relacionar menoridade, preguiça e covardia com má-fé da consciência, ideia desenvolvida séculos depois pelos existencialistas.
O outro objetivo é procurar colocá-los em contato com o formato de redações dos vestibulares. Formato que está sendo adotado em 2017 no provão das terceiras séries do ensino médio e que será adotado em todo o ensino médio do ensino regular a partir de 2018, na E.E. Professor Narbal Fontes.
Boa leitura e bom estudo!
https://www.dropbox.com/s/hvtrtxrxinigjhs/Esclarecimento%2C%20menoridade%2C%20maioridade%20%28Kant%29.pdf?dl=0